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Usando o Padlet para criar experiências de aprendizagem

Novas ferramentas podem possibilitar outras abordagens e estratégias!

 

Mobilizar as habilidades,  linguagens e hábitos que são comuns para as novas gerações para construir trocas de conhecimentos com as crianças e adolescente pode ser desafiador, mas é uma oportunidade para nos aproximarmos de um novo universo de possibilidades de engajamento, cooperação e construção de saberes. Utilizar ferramentas digitais em sala de aula é uma opção nesse processo.

Recentemente, fomos desafiados a deixar os espaços tradicionais de trabalho e nos aventurarmos a trocar com estudantes em espaços virtuais. Seja através de encontros em chamadas coletivas de vídeo, atividades enviadas através de diferentes plataformas de aprendizagem, ou até mesmo fazendo gravações para que os alunos e as alunas possam assistir como vídeo-aulas, todos estamos explorando caminhos de reinvenção, que demandam novas ferramentas e, o que é mais desafiador, criar novas propostas de trocas de conhecimento e experiências em sala de aula.

Nesse processo ansiamos por novos caminhos que facilitem as interações virtuais com estudantes. Nosso objetivo é ajudar não só a aumentar a participação, mas também em tornar esses momentos prazerosos e instigantes para a curiosidade de todos.

Como usar o Padlet para a criação de um mural digital

Os murais de sala de aula são espaços de compartilhamento das produções. Hoje criamos murais digitais que são acessados, construídos e compartilhados pelos(as) estudantes à qualquer momento.

Padlet é uma ferramenta digital para construção de murais virtuais colaborativos, acessíveis através do navegador de internet de computador ou aplicativo de celular. O acesso é gratuito, embora com algumas limitações em quantidade de murais disponíveis. Além disso, está disponível em língua portuguesa.

Escolha um modelo para seu mural

A criação de um mural é bastante simples. Primeiro, você precisará escolher um modelo de mural,  que são organizados em cartões de conteúdo. Os modelos podem ser estruturados como grades, prateleiras, linhas do tempo, ou até mesmo como salas de conversa.

Convide sua turma para colaborar

Após escolher um modelo, você poderá convidar sua turma para colaborar na construção, postando cartões que podem conter imagens, vídeos, texto, links, gravações de áudio e outros formatos de arquivo. Eles também poderão deixar reações (estrelas, likes, notas) e comentários em diferentes cartões.

Por fim, seus murais podem ser compartilhados e visualizados por diferentes pessoas, através de links ou convites, e até mesmo exportados como documentos PDF.

Possibilidades

Explorando uma playlist de conteúdos 

Uma aula expositiva é apenas um dos caminho para apresentar um tema novo para estudantes e explorar as primeiras reflexões sobre determinado conceito. Podemos criar uma playlist de materiais e conteúdos com uma seleção de vídeos, textos, ilustrações ou outros materiais que podem ser consumidos pelos(as) estudantes antes do encontro síncrono com a turma.

Exemplo:  uma playlist sobre as causas da Revolução Francesa:

 

É interessante apresentar aos estudantes diferentes pontos de vista e abordagens sobre o tema, em formatos variados. A intenção é que os(as) estudantes possam escolher alguns materiais para consumir antes da aula, deixando comentários sobre o que entenderam ou respondendo uma pergunta provocadora inicial. Para isso, é importante habilitar os comentários no mural, assim como reações para os cartões, clicando no botão com formato de engrenagem e deslizando até a seção “Postando”. Não esqueça de deixar as orientações para os(as) estudantes muito claras, para que eles possam navegar sem ansiedade entre os materiais escolhidos.

Organizando uma linha do tempo em grupos

A construção de linhas do tempo podem ser atividades muito dinâmicas, que se adaptam às diferentes áreas do conhecimento, indo muito além das aulas de história. Utilizando o modelo de linha do tempo do Padlet, conseguimos explorar novos temas, acompanhar como os(as) estudantes estão entendendo um processo ou até mesmo avaliar a aprendizagem de um grupo.

Exemplo: identifiquem as diferentes fases de desenvolvimento embrionário de uma célula e organizem em uma linha do tempo.

Para isso, crie uma linha do tempo para cada grupo de três ou quatro estudantes, assim poderão ter produções mais diversificadas da turma. Para finalizar, você pode pedir que cada integrante dos grupos poste um vídeo explicando brevemente o que entendeu do processo analisado.

Para começar, os professores e as professoras precisam criar um mural escolhendo o modelo de linha do tempo. Em seguida, deverão criar cartões no mural, anexando as ilustrações que representam cada etapa do desenvolvimento embrionário e misturá-los, para que os estudantes possam trabalhar. O nível de dificuldade vai depender da quantidade de informações disponibilizadas pelo(a) docente, podendo tornar esta atividade mais ou menos desafiadora.

Por fim, é necessário convidar os estudantes para colaborar na construção do mural. Clique nos três pontinhos na lateral superior direita da tela e clique em convidar pessoas. Insira os e-mails dos estudantes e defina qual o nível de modificações eles estão autorizados a fazer. No caso dessa proposta, é necessário dar permissão de edição, para que possam alterar o posicionamento dos cartões na linha.

Essa proposta pode ser utilizada com diferentes temas, como vetores, construção de gráficos, sequências geométricas, escolas literárias e muito mais!

 

Construindo uma webquest colaborativa

Para desenvolver habilidades de pesquisa e resolução de problemas e estimular o trabalho colaborativo, podemos usar a webquest.

Uma webquest é uma atividade orientada para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, utilizando recursos disponíveis na internet.  Para começar, a turma precisa se deparar com uma pergunta provocativa ou uma situação-problema que precise de uma solução criativa.

A partir dessa provocação, os(as) estudantes são orientados a realizar tarefas que os(as) ajudem a encontrar caminhos de resolução que sejam desafiadoras, mas possíveis.

Para começar, selecione o modelo de mural chamado “prateleira”. Nele, você poderá criar diferentes “estantes virtuais” verticais, nas quais é possível inserir os cartões. Primeiro você precisa dar um título para cada estante, como mostrado na imagem abaixo.

Serão necessárias quatro estantes para esta atividade: a primeira é para o material introdutório sobre o problema, com um vídeo curto ou um texto provocativo; a segunda é para os cartões com tarefas que os(as) estudantes devem realizar, em ordem; em seguida, os(as) estudantes precisarão de uma estante com materiais de consulta que possam prover informações, insights e referências confiáveis, sem necessariamente responder a pergunta-norteadora da webquest; por fim, é necessário criar uma estante para que alunos e alunas possam criar seus próprios cartões, anexando suas produções.

No exemplo abaixo há um mural sobre uma pergunta bastante comum entre os(as) estudantes que começam a estudar história antiga: “Como os(as) nossos(as) ancestrais puderam construir tantos monumentos sem as ferramentas tecnológicas que temos hoje?” Essa percepção sobre o passado é essencial para a construção da literacia histórica e a compreensão do ofício dos historiadores, mas se apoia em ideias e referências que os(as) estudantes já conhecem na grande mídia e no cinema. É necessário convidar os alunos e as alunas para colaborar com o mural e dar autorização para que criem seus próprios cartões.

 

Registrando projetos

Fato ou Fake?

Registrando com mapas

Fontes:

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